Pintura tem por definição a aplicação de uma substancia líquida, pastosa ou em pó numa superfície metálica ou não que, após secagem/cura, forma um revestimento duro com a principal finalidade de proteger peças e objetos contra a corrosão, porém podemos destacar outras finalidades, como:

Tornar a aparência atraente

Impermeabilização

Auxiliar segurança industrial

Reduzir rugosidade e facilitar a identificação de fluidos em tubulações e reservatórios

Impedir a aderência de vida marinha no casco de embarcações e boias

Permitir  maior ou menor absorção de calor

A pintura industrial se caracteriza por 4 fases importantes que são baseadas em normas , procedimentos e padrões que definem os critérios de qualidade:

  1. Seleção adequada dos esquemas de pintura;
  2. Aquisição das tintas;
  3. Seleção da técnica de aplicação e controle da qualidade de aplicação;
  4. Inspeção e acompanhamento da pintura, que consiste nos seguintes passos:

Inspeção e preparação da superfície – É preciso inspecionar a superfície para verificar se ele apresenta óleos, gorduras, poeira, umidade, resíduos de tratamento de superfícies, óxidos de laminação e produtos de corrosão, eliminando-os de forma que possibilite uma boa aderência da tinta e formando uma rugosidade na superfície para facilitar esta aderência.

Esta preparação pode ser feita de várias formas, como o lixamento, escovamento, ferramentas mecânicas como agulheiro, tratamento químico e por jateamento abrasivo (granalha de aço e outros abrasivos), onde numa avaliação de custo/benefício a rentabilidade para grandes trabalhos é a melhor técnica.

  • Aplicação da tinta – Esta deve ser realizada por profissionais devidamente qualificados, usando de técnicas e equipamentos adequados. As tintas de fundo (primers) devem ser aplicadas em uma ou mais demãos e são responsáveis pela proteção anticorrosiva, garantindo maior proteção ao objeto pintado.
  • Aplicação da tinta de acabamento – Devem ser aplicadas em uma ou mais demãos, dando acabamento nas peças e esta película funciona como uma primeira barreira entre o meio agressivo e a tinta de fundo, desta forma, quanto mais impermeáveis, melhor o resultado.
  • Coesão – Consiste na união dos diversos constituintes do revestimento, de forma a presentar uma película contínua, sem falhas e imperfeições.
  • Adesão à superfície – É a fixação da película a superfície a ser protegida por meio da fixação mecânica da tinta nas rugosidades, porosidades e irregularidades da superfície.