Para um processo de pintura render bons frutos é necessário a utilização de equipamentos que auxiliem na produtividade sem perder a qualidade. Alguns equipamentos hoje são determinados pelo tipo de produto a ser aplicado e o volume de trabalho. Desta forma destacamos os equipamentos necessários para sua linha de pintura:
- Pistola pintura convencional (ar comprimido) – Na pistola convencional ou a ar a tinta é depositada em um recipiente e expulsa na direção ao bico pela pressão do ar e, tanto no campo como na oficina, apresenta grande produtividade e obtenção de espessura constante ao longo de toda superfície pintada, por isso o método é rápido e fácil, porém necessitando de mão de obra especializada, onde a pintura poderá ser feita por:
Sucção (caneca inferior) – É o equipamento mais comum e de fácil regulagem, o ar passa pelo corpo da pistola e puxa a tinta para o bico.
Gravidade (caneca superior) – Normalmente utilizada para produtos com maior viscosidade.
Pressão (Tanque de Pintura) – Aplica qualquer produto que se destine a pistola, indicada para empresas com maior volume de pintura, oferecendo maior comodidade ao aplicador, pois dispensa o uso de caneca acoplada a pistola, deixando a mesma mais leve e de movimentação fácil.
Bomba Duplo Diafragma – Tem excelente desempenho e precisão e, assim como o tanque de pintura oferece mais mobilidade e conforto para o pintor, porém sem a necessidade de paradas para reabastecimento do tanque de pressão, pois há somente a necessidade de reabastecer o reservatório utilizado ou trocar o pescador de uma lata para outra.
Neste tipo de aplicação, pistola, tanque ou diafragma, há a necessidade de maior diluição da tinta para adequação da viscosidade, havendo uma diminuição da espessura de película úmida para seca e apresentando maior dificuldade para aplicação de camadas acima de 100 micrometros por demão. Também há de se levar em consideração a névoa de solvente criada em ambientes fechados (OverSpray).
- Bombas Air Less (Pistola sem ar) – indicada para grandes áreas, como cascos de navio e tanques de armazenamento de petróleo, tendo alto rendimento produtivo e ideal para pintura com tintas de elevada viscosidade, alta espessura e sem a necessidade de diluentes, não havendo, desta forma o orverspray. Este equipamento pode mandar a tinta com até 10.000 PSI de pressão (Bombas Tornado 100:1) e podem ser monocomponentes, que captam a tinta já misturada e a bicomponente, que capta cada componente em latas separadas e a mistura é feita no bloco misturador próximo á peça a ser pintada e é mais utilizada em tintas de Pot Life baixo, com risco de endurecimento do produto dentro do sistema.